


LISTA T
Quando criamos uma identidade gráfica devemos, geralmente, escolher a cor que melhor representa as sensações que o produto, serviço ou empresa representados pretendem criar. A divulgação deste projecto mostra isso mesmo.
"LISTA T" foi o nome dado a uma página de Facebook vocacionada para a sátira política. Na verdade, o “projeto” não passava de uma brincadeira feita por um pequeno grupo de estudantes universitários que estavam interessados em tudo o que lhes servisse de desculpa para não estudar. O meu então namorado fazia parte do grupo, e, depressa me levou a abraçar o espírito.
Empenhados (em não estudar) pesquisaram através dos motores de pesquisa da internet uma imagem que fosse representativa da “LISTA T” cujo lema era “TACHOS PARA TODOS”. Alheia ao conteúdo publicado pelos rapazes, decidi (em vez de alinhar na brincadeira da crição de conteúdo) tentar agradar a um dos rapazes (ao meu namorado) melhorando o aspeto visual da página.
A imagem que havia sido escolhida pelos rapazes para representar a página era a seguinte:

Consegue adivinhar qual a característica desta imagem que, dado o contexto, conquistou a minha atenção em primeiro lugar?
Exatamente. Foi a cor da imagem. Além de ao longo dos séculos o ser humano ter atribuído diferentes significados às diferentes cores, a verdade é que, por razões físicas, as cores que se localizam no extremo vermelho do espectro de luz visível, ao serem vistas, são focadas na parte detrás da rotina; por sua vez, as cores que se situam no extremo azul do espectro de luz visível são focadas na parte da frente da retina.

Espectro de luz visível.
Por este motivo, a cor vermelha transmite-nos uma sensação de proximidade, e por isso, é identificada como sendo a cor da energia e da excitação. Já o azul, que é a cor oposta ao vermelho, transmite-nos uma sensação de afastamento e, é por isso identificada como sendo a cor da tranquilidade e da paz.
Por outras palavras: o vermelho deve ser utilizado quando pretendemos chamar a atenção, e, o azul deve ser usado quando queremos transmitir uma sensação de estabilidade.
Mas, além destas explicações científicas sobre as cores, tenhamos também em conta o significado da palavra “sátira”, de modo a compreender o carácter do tipo de atividade que o logótipo a criar visava representar.
Uma sátira é um discurso (constituído por textos ou imagens) que critica pessoas, entidades, costumes ou vícios por meio de um tom jocoso ou sarcástico, e que, desta forma, coloca no ridículo os vícios ou defeitos dos mesmos fazendo uma espécie de “censura jocosa”.
Se ainda não consegui convencê-lo de que a actividade satírica tem calor lembro-o da conhecida expressão “temas quentes”.
Foi considerando as informações que lhe expus que, após (típicas) discussões (de namorados) cheguei à seguinte criação gráfica:

Este logótipo:
1) Refletia o slogan “TACHOS PARA TODOS” devido ao facto de a sua forma se assemelhar à de um tacho (panela).
2) Apresentava o calor da atividade satírica por meio de quentes tons vermelhos.
3) Ostentava a letra “T” como fragmento do “tacho em brasa”.
E a sua designação podia acompanhar a estética do símbolo, culminando no seguinte draft:


Podendo a página de Facebook da "LISTA T" ganhar uma aparência tal como esta, por exemplo:



As sátiras não se encontram atualizadas, mas quem é que esquece as peripécias obradas pelos nossos políticos? Depois de toda esta explicação deixo-o com algumas imagens satíricas feitas para a “Lista dos Tachos”.

A propósito da então época natalícia:


